Oxigênio/Plataforma DESABA

2008-09

O projeto
Oxigênio é um projeto que tem como objetivos fomentar reflexões e compartilhar idéias e experiências sobre a sustentabilidade da produção de dança contemporânea na cidade de São Paulo. A intenção é tentar enxergar possíveis caminhos de saída dentro de um modelo atual de produção e financiamento que vem se mostrando cada vez mais esgotado e insuficiente.
O projeto é totalmente independente, realizado sem nenhum tipo de recurso financeiro externo e sem ligação com instituições, empresas patrocinadoras ou companhias de dança. A iniciativa conjunta é da Projecta (empresa especializada no planejamento e gestão de ações culturais) e da Associação Desaba (focada no conhecimento e pesquisa na área de dança contemporânea).

A necessidade
As distorções das leis de incentivo e a ausência de políticas públicas culturais mais consistentes há tempos vêm ocupando a centralidade dos debates sobre o setor cultural no Brasil. A área de dança contemporânea vem sendo afligida não somente por essas duas questões, mas por outras como interesse restrito de empresas patrocinadoras, frágeis investimentos diretos do poder público, platéias normalmente minguadas, baixa cobertura do jornalismo cultural, pouco investimento em pesquisas e falta de referências do público geral para entender e apreciar a dança contemporânea. Em São Paulo, a maior parte das companhias e artistas dessa área se movimentam em torno de editais e leis de fomento, com poucas perspectivas além disso.
Mesmo com esse cenário, pouco tem se refletido sobre essas questões, que também interferem na produção e na sustentabilidade da dança contemporânea. O debate precisa ser renovado e oxigenado. O projeto não tem a intenção de encontrar respostas prontas para as questões que surgirão, mas sim de fomentar a reflexão e o compartilhamento de visões e experiências.

A estrutura
Oxigênio terá o formato de seis encontros quinzenais, que serão realizados entre outubro e dezembro de 2009. Cada encontro abordará um tema específico e contará com a participação de diferentes profissionais convidados, como pesquisadores, coreógrafos, jornalistas e gestores culturais. Eles apresentarão uma reflexão inicial, que será seguida por uma troca de idéias com o público presente.
No blog Cultura em Pauta, as discussões serão ampliadas e levadas a um público maior. Em uma seção específica para o Oxigênio, será possível encontrar não somente a agenda e as informações sobre os encontros, mas também textos e propostas de discussão sobre os temas que serão abordados.

O conteúdo e as datas
Os encontros serão temáticos, e ocorrerão quinzenalmente:
1. Diagnóstico da sustentabilidade da atual produção de dança contemporânea (05 de outubro)
2. Formação de público para a dança contemporânea (19 de outubro)
3. A divulgação da dança contemporânea (03 de novembro)
4. Políticas culturais (16 de novembro)
5. Possíveis modelos de produção e sustentabilidade (dois encontros na primeira e terceira semanas de dezembro, em datas a confirmar)
Horário: 19hs às 22hs (o espaço estará aberto ao público do Oxigênio a partir das 18h30).

Como participar
Os encontros são abertos ao público e não há necessidade de inscrição.

O local
Todos os encontros serão realizados na Associação Desaba:
Praça da Republica, 80 (Edifício Esther) – 9º andar – conjunto 905
(entre as ruas 7 de Abril e Basílio da Gama)
Centro – São Paulo – SP
O espaço multiuso da Plataforma Desaba/ COMO-clube.
Configuração pode mudar conforme a quantidade de público.
Contato para dúvidas e outras informações:
projecta@projectaconsultoria.com.br

A Plataforma Desaba
Iniciativa dos coreógrafos Cristian Duarte e Thelma Bonavita, premiada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) por sua pesquisa e produção em dança em 2008. DESABA tem como característica principal a criação e produção em dança contemporânea, e busca agregar novos colaboradores de acordo com a especificidade de cada projeto. DESABA apóia e promove o trânsito entre as diversas áreas do conhecimento, diferentes mídias e territórios, pensando esse trânsito de informação como estratégia de pesquisa em dança.
A Projecta
Projecta é uma empresa que atua no desenvolvimento, implementação e gestão de ações, programas e projetos culturais e também na capacitação de profissionais da área. Oferece serviços para empresas, secretarias de cultura e instituições, grupos e produtores culturais, com diferentes atuações para cada um desses públicos.

+ aqui